Inspirados pelos ideais solidários do Manifesto pela Paz no Futebol, o 2º ano do Ensino Fundamental preparou para as outras turmas da escola uma apresentação especial na Festa da Cultura da Unesco, de maio. O objetivo era unir um tema contemporâneo, já que a Copa do Mundo se aproxima, com o interesse dos alunos, que adoram o esporte, e instigar uma reflexão sobre a cultura da paz nos campos e nas arquibancadas. Assim, eles fizeram um Manifesto da Copa e cantaram, empolgados, a música “Todo Mundo”, do Monobloco com Gabi Amarantos.
A professora Amanda Franco conta: “Queríamos unir as questões, já que apesar deles adorarem o esporte, também é um espaço de conflitos por causa de faltas e competição. Assim, refletimos que brincar, estar juntos, competir e ter espírito esportivo, valorizando o fair play, é muito mais importante que ganhar”.
O aluno Gustavo Adepapo explica: “Gostei muito do tema. A gente queria trabalhar além do futebol e da Copa e mostrar que quando um jogador machuca o outro, é preciso pedir desculpas, mesmo se for sem querer”.