Agosto chegou, e com ele, nosso tão aguardado Agosto Literário, parte das celebrações dos 70 anos da nossa escola, um mês repleto de atividades preparadas pela nossa Equipe de Língua Portuguesa. Foram muitas atividades que envolvem os alunos no mundo da literatura e da poesia. Por exemplo, o Itinerário de Linguagens participou de uma palestra com a editora assistente da Antofágica, Carolina Lelal, que discutiu o processo de editar e reeditar clássicos literários. Ela destacou a importância de obras como “Dom Casmurro” e “Vidas Secas”, que são atemporais e como a editora contribui para manter essas histórias vivas.
Durante os recreios dos Ensinos Fundamental e Médio, tivemos a presença da editora Blooks, proporcionando uma degustação de livros. Além disso, preparamos os encontros da “Sociedade dos Poetas Vivos” que reuniu alunos e professores para compartilhar suas criações e inspirações poéticas.
O “Clube do Livro” encerrou com chave de ouro a semana, promovendo trocas de indicações de livros e experiências literárias entre alunos e professores. Durante o encontro, tivemos uma dinâmica com jogo da memória com trechos e nomes de livros e filmes conhecidos e ao final um sorteio de 2 livros da Blooks.
Presença de convidados especiais
Parte das celebrações dos 70 anos da escola, o mês é recheado não só de atividades preparadas pela nossa equipe de Língua Portuguesa, mas também de participações especiais. As turmas do Ensino Médio receberam as Pretinhas Leitoras, para uma conversa sobre literatura afrocentrada e sobre a importância da representatividade negra em obras literárias. As gêmeas são responsáveis pelo fomento da literatura negra, participando de diversos programas e sendo contempladas por esferas públicas em seu projeto.
O 17º Concurso de Crônicas do 9º ano premiou as melhores crônicas e a melhor logo. O projeto promove a escrita literária e incentiva a criatividade dos alunos.
Recebemos a editora Itapuca nos recreios dos Ensinos Fundamental e Médio. Nos intervalos da manhã, a Biblioteca foi palco dos encontros da Sociedade dos Poetas Vivos, em que os alunos compartilharam seus poemas entre si.
Já a atividade “Esqueça um Livro”, feita pelos alunos do Itinerário de Linguagens da 1ª série do Ensino Médio, deixando livros pela cidade e fazendo circular a literatura em Niterói.