A troca de boas práticas pedagógicas é uma aliada no caminho traçado para uma educação de excelência. Por meio dela, é possível refletir sobre o currículo, gestão, formação docentes e novas metodologias de ensino e aprendizagem. Por isso, grande parte do time pedagógico do GayLussac viajou para PlayPen, nossa escola-irmã do grupo Cognita em São Paulo, para participar do Segundo Seminário de Boas Práticas.
O grupo seguiu uma programação pré-estabelecida, fazendo uma visita guiada pela escola paulistana conhecendo todas as áreas externas, salas de aula e espaços novos, como salas reformadas do Infantil, as novas salas do 1º ao 3º ano do F1, que agora possuem paredes retráteis, que podem ser abertas, criando um ambiente comum. Também visitaram o Maker LAB, integrado com a sala de Artes. Por fim, conheceram o Sean Quinn, o novo Diretor Geral da escola.
Nossa Diretora Pedagógica, Luiza Sassi explica: “O objetivo do encontro foi utilizarmos a força de fazer parte da Cognita, trocando, com gestores sênior das duas instituições, aquilo que fazem de melhor. Então hoje trabalhamos observações cruzadas que foram feitas nas duas instituições, comparamos os resultados das nossas provas de avaliação de Oxford que os grupos que estão participando do BEO realizaram; fizemos uma análise comparativa também sobre ações que vamos tomar nas duas escolas – inovação e metodologias ativas na sala de aula, troca das nossas produções textuais com professores, cada um corrigindo as redações das escolas, e o grupo da Educação Infantil e o Bilíngue trocaram experiências sobre Reggio Emilia e currículo IPC. Acho que é uma oportunidade das escolas utilizarem suas forças para ficarem melhor. Nem todas as escolas tem essa oportunidade. É uma das vantagens de fazer parte de um grupo maior”.