Em março, os nossos viajantes espaciais, Alice Bezerra, João Victor Borges e os universitários do The Myths Brazil, marcaram presença no NASA Science Day, no Rio Design Barra. O evento contou com oficinas interativas, palestras com os profissionais da NASA, exposições sobre a indústria aeroespacial, atividades de animação para crianças e a “grande atração”: o Asteroid Mission que inclui Rovers e com a réplica da superfície de um asteroide baseado na missão OSIRIS-REX. O objetivo era que crianças e jovens estabelecessem o primeiro contato com os fundamentos do programa espacial STEM (Science, Technology, Engineering and Math).
Na feira, nossos alunos que fazem parte projeto NASA Human Exploration Rover, tiveram o seu próprio estande, no qual apresentaram sua marca, os desafios enfrentados e o trabalho feito até ali. A feira possibilitou que o projeto abrisse asas e alcançasse territórios desconhecidos, conquistando o reconhecimento e apoio financeiro de pais e jovens que ainda não o conheciam e o contato de uma empresa de solda que os auxiliará na fase final da construção do Rover.
Apesar de terem trabalhado bastante, os alunos também conseguiram acompanhar a palestra de um Engenheiro da NASA, o ápice do fim de semana para João Victor: “O que mais achei interessante foi a sua história. Ele não fez faculdade e trabalhava no McDonald’s. Até que um dia, na praia, ele viu um foguete, falou com o amigo que trabalhava na NASA a respeito, começou a trabalhar lá no cargo mais baixo, fez a faculdade de engenharia e hoje é um dos engenheiros mais importantes de lá. É incrível ver que qualquer um pode trabalhar da NASA, o que me faz sonhar ainda mais com a possibilidade de fazer parte dela”.
O Professor de Matemática Ricardo Viz, que está acompanhando os alunos nessa trajetória, conta sobre as emoções de fazer parte do time, como orientador dos alunos: “Acompanhar os alunos está sendo uma experiência fantástica, pois passamos a conhecer outras habilidades deles e percebemos o quanto ficam envolvidos quando fazem parte de um projeto educacional diferenciado. É muito bom ver a vibração e o entusiasmo dos alunos com o projeto. Estamos tendo cursos e orientações extraclasse sobre elaboração de projetos, desenho e programação além de estarmos vivenciando o dia a dia de uma oficina de engenharia mecânica. Será uma experiência que eles vão levar para a vida toda.”
As aventuras dos estudantes estão só começando e em breve eles decolam para a próxima fase: a apresentação do projeto pronto no Alabama, EUA, na sede da NASA. Para Viz, confiança é o que não falta nos alunos: “Vamos para o Alabama muito confiantes de que teremos um ótimo resultado. Os alunos trabalharam muito e agora o projeto está na reta final”. Animação e ansiedade é o que define os últimos dias de espera para a Grande Viagem, e a aluna Alice já está na contagem regressiva: “Estou muito feliz, mal posso esperar!”.