Trabalho, empenho e satisfação marcaram as férias de janeiro dos alunos Alice Bezerra e João Victor Borges, selecionados para uma viagem à NASA, dentro do projeto Nasa Human Exploration Rover, em abril. Em parceria com estudantes da UFF do grupo The Myths Brazil, os nossos alunos frequentaram a universidade e participaram de aulas de Excell avançado, mecânica de autos, produção de prototipagem eletrônica de hardware, elaboração de computação paramétrica (impressões de peças em 3D) e de programação de sites. Com isso, já se sentem muito mais preparados para essa competição internacional.
O grupo de universitários que acompanharam os nossos alunos faz parte do The Myths Brazil, formado pelo Programa de Ensino Tutorial da Engenharia Mecânica (PET-MEC) da Universidade Federal Fluminense. Juntos, eles formam a primeira equipe universitária brasileira a participar da competição. Para os alunos, essa experiência enriqueceu muito suas férias: “Ao mesmo tempo que a gente aprendia, a gente exercitava. Estou muito animado!” comenta João e Alice complementa: “As férias valeram à pena por isso”.
Acompanhe os relatos dos alunos que estão vivendo essa experiência:
Alice: “Aprendi muito, foi incrível! Quando a escola anunciou eu fiquei muito emocionada. A NASA é o modelo do que eu quero fazer na minha vida. Fiquei surpresa da escola conseguir trazer um projeto desses pra gente e eu ter a chance de participar. Então, quando me entregaram a passagem eu fiquei ‘Gente, é real! É de verdade isso!’, foi muito bom”.
João: “Desde pequeno eu via Toy Story e tinha o sonho de ser astronauta. Conforme fui crescendo, vi que a NASA não era só isso, mas que ela trabalhava com tecnologia de ponta no mundo todo. Aí, quando vi o projeto e soube que fui escolhido, ainda mais quando recebi a passagem do diretor da COGNITA na inauguração do Jardim, eu pude ver a magnitude do projeto. É muito grande! Não sei se eu conseguiria resumir essa oportunidade em uma palavra, mas talvez em ‘acreditar no seu sonho, um dia isso vai acontecer. Mesmo que não seja do jeito que você está pensando, mas você vai conseguir chegar até ele’”.