Casa-Grande e Senzala
05/10/2017

 

O estudo sobre o Brasil Colônia pode proporcionar muitos debates importantes tanto nas aulas de História quanto nas de Língua Portuguesa. Por isso, o 7º ano do Ensino Fundamental fez a leitura de uma adaptação em quadrinhos do clássico “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freyre, em que se trabalham temas como a miscigenação na formação da sociedade brasileira.

A proposta das professoras Vanessa Sanches e Simone Moreira compreende o preconceito como originário da falta de conhecimento. Assim, o estudo contribui para ampliar a compreensão da importância dos indígenas e dos africanos em nossa formação sociocultural. A compreensão da formação sociopolítica do Brasil Colônia e do trabalho escravo africano foi o que levou os alunos analisarem anúncios em jornais antigos, em que se vendiam escravos, trabalhando com fontes primárias como verdadeiros historiadores.

Nas aulas de Língua Portuguesa, discutiram entre si sobre o gênero de classificados. Eles analisaram classificados online de oferta e procura de emprego na atualidade, fazendo a comparação com a oferta de escravos.

A aluna da 7M2 Beatriz Noronha conta: “Foi interessante vermos como eram tratados os escravos naquela época, porque precisamos ter uma ideia do que aconteceu e refletir sobre isso”. Já Isabele Albuquerque, da 7M1, relata: “É muito chocante pesquisar sobre isso, porque eles vendiam gente como se fosse um imóvel ou algum outro objeto. Se colocar no lugar dessas pessoas é importante e perceber o quanto mudou até hoje foi bem interessante”.