As aulas de programação, novidade na escola nesse ano, são incríveis portas para introduzir e praticar conceitos interdisciplinares! A partir da programação de jogos, os alunos podem ter uma noção muito mais ampla do universo matemático, o que faz com que estes conteúdos se tornem mais interessantes ao seu olhar.
A noção de Conjunto, conceito abstrato no aprendizado matemático, foi construída nas aulas de forma coletiva. Aprenderam sobre números naturais, inteiros e reais. Para programar jogos, por exemplo, é importante entender o uso da vírgula e da fração e por isso praticaram muito sobre números fracionados e, principalmente, negativos.
Com uma iniciação na Geografia, com as coordenadas de meridianas e paralelas, se situaram em Norte, Sul, Leste e Oeste para localizar pontos em gráficos de jogos, assim como se faz para localizar um país ou calcular fuso horário. Depois, ainda trabalharam o Plano Cartesiano e puderam compreender a importância da posição dos números nos eixos X e Y, localizando os objetos em jogos. Para esse conceito, utilizaram o jogo Space Invaders, dos anos 70, um dos primeiros jogos com gráfico bidimensional.
As alunas Fernanda Chen e Luiza Dantas contam como a aula tem ajudado: “Gostamos muito da aula, é a nossa preferida. É a primeira vez que mexemos com programação assim, na escola, e acho que isso ajuda muito em outras matérias. A gente aprendeu coisas de geografia e matemática e eu gosto porque acho mais fácil de entender assim. Eu nunca tinha programado antes e acho que levamos jeito pra isso”.