A partir da escolha de um tema científico de interesse, os alunos da 1ª série do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do mundo da pesquisa para a elaboração de um artigo de divulgação científica. O professor de Biologia Leonardo Mariscal idealizou o projeto para aprofundar temáticas acadêmicas e afinar o conhecimento de pesquisa dos alunos.
O aprendizado em sala de aula e a pesquisa individual serão os grandes pilares para a escrita do artigo, que será feito com o tema de preferência dos alunos. A pesquisa começou na informática, com o estudo de diversos meios de comunicação que divulgam a ciência. Com no máximo duas páginas, o texto será corrigido não só pelo professor, mas também pela equipe de língua portuguesa da escola.
Para o trabalho, os alunos devem usar como fontes instituições e profissionais da área e cientistas. Mas isso tudo com uma linguagem jovem e atrativa. As alunas Ana Clara Vilella e Sofia Macêdo contam: “É um pouco mais difícil do que a gente imaginava já que o foco é no público jovem e temos que buscar uma linguagem diferente, com título que chame a atenção”. Com a ajuda do professor, puderam dar base às pesquisas e corpo ao trabalho. Ainda completam: “Não é sempre que temos a oportunidade de escolher o tema do trabalho que nos interesse para aprofundar no assunto”.