No final do ano de 2016, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de então foram desafiados. Era a última semana de aula quando a escola recebeu o convite da UNESCO, dirigido a todas as instituições do Programa de Escolas Associadas (PEA), para participar do Concurso mundial Opening hearts and minds to Refugees. Durante o ano letivo, o 6º ano já havia se envolvido, nas aulas de Contextos Transdisciplinares, no debate sobre a grave questão dos refugiados no mundo, recebendo a palestra da equipe do Cáritas-RJ, e ouvindo a fala de Mariama Bah, refugiada da Gâmbia.
A professora Priscila Aquino explica: “Tudo começou com o debate sobre o tema do preconceito. Falamos de preconceito racial, o racismo, preconceito contra mulheres, o machismo e preconceito contra refugiados e imigrantes, ou xenofobia. A partir daí busquei o contato com a ONG Cáritas, que veio prontamente à escola, trazendo a voz de Mariama, com uma história muito sofrida que tocou fundo nossos alunos. Na última semana de aula recebemos o convite para participar do concurso. Convoquei os alunos, que abraçaram a ideia na mesma hora e produzimos um vídeo sobre todo esse aprendizado”.
Dentre as três turmas, o vídeo escolhido para ser enviado foi o da 6M1, atual 7M1. Os alunos Helena Fernandes, Marcus Vinícius e Tabita Correia contam: “Foi muito bom pesquisar sobre os refugiados. Para fazer o vídeo tivemos que aprofundar nosso conhecimento e aprender muito mais do que sabíamos. Vimos que eles às vezes são acolhidos e em outras situações são desprezados por quem deveria ajudar. Estudamos que a Síria é um problema, mas que tem maior divulgação do que outras guerras como a do Congo, que já matou muito mais e que trouxe muitos refugiados, mas que não tem espaço na TV. Estamos torcendo para sermos selecionados dentre os outros grupos”.
O vídeo produzido pela turma pode ser conferido na TV GayLussac. A organização do concurso informou que ainda não possui previsão para a divulgação do resultado, já que estenderam o prazo de submissão do trabalhos. Estamos todos na torcida!