Caminhos de Trabalho
27/01/2017

O saber deixa rastros, pegadas, impressões. Pistas do conhecimento adquirido que vão formar bases sólidas as quais recorremos no decorrer da vida. Para apresentar as veredas que trilharam ao longo do ano letivo, os alunos do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental convidaram seus pais e responsáveis para o Caminho de Trabalhos.

Já na entrada, os convidados de honra entravam no clima através das obras dos alunos, inspiradas nos estudos de artistas como Yayoi Kusama e os Gêmeos, que apresentavam ao olhar um percurso estético do aprendizado nas aulas de Artes. A Coordenadora Renata Pestana explica: “É uma oportunidade para reforçar o trabalho de formação de espectadores, que implica no aprimoramento da sensibilidade do olhar, no saber apreciar a arte, fazendo com que nossos alunos se sintam consumidores e produtores de cultura”.

O 2º ano preparou uma entrada triunfal. Sentados no chão, receberam os pais em um corredor musical, entoando em uníssono a música Trenzinho Caipira, de Villa-Lobos. Na sala, os pequenos contaram, recitaram e cantaram os sonhos que cultivaram ao longo do ano letivo: uma natureza preservada; a união entre as pessoas; a literatura e a escrita para todos; a aspiração de brincar sem diferenças.

No 3º ano os alunos voltaram a roda da História fizeram um mergulho ao passado e resgataram as profissões antigas – aquelas que foram extintas pela tecnologia. Os alunos organizaram pregões com produtos feitos por eles e declamaram poesias, além de se envolver na decoração da festa. Os alunos Gabriel Pina, Natasha Teixeira e Luiza Farah contam: “A gente vendeu produtos como palha italiana, brigadeiro e cup cake. Foi muito legal. Os pais até choraram”.

No 4º ano os alunos fizeram com os pais uma simulação do processo eleitoral. Os pais tiveram que trazer o título de eleitor e assistiram o programa eleitoral, com debate entre candidatos/alunos e direito a jingle. Trata-se do projeto “Quem governa esse país?”, antenado com o cenário atual. Maria Eduarda Conhasca foi eleita prefeita da 4T3 e conta: “Gostei muito do que a gente aprendeu. A democracia é bonita. Antigamente não havia democracia e nem todos tinham o direito de votar”.

No 5º ano os alunos apresentaram o projeto “Vozes e Visões para um mundo melhor” que trata dos grandes problemas da atualidade e imagina projeções para o futuro. Assuntos como meio ambiente, corrupção, saúde e educação foram abordados. O aluno João Pedro Botelho diz: “Eu espero um mundo melhor e mais pacífico, que todos tenham uma boa condição de vida. Para isso, não podemos fazer coisas que desmoralizem as regras, não poluir o meio ambiente e sempre fazer boas atitudes”.