Semana da Matemática
27/09/2016

No  dia 17 de setembro, o GayLussac abriu as portas para receber pais e responsáveis na exposição da 2ª Semana da Matemática, um evento que é um verdadeiro convite para entender os processos de ensino e aprendizado da escola. A Mostra reuniu uma rica coletânea de trabalhos reveladores de um saber que apresenta teoria e prática como duas faces da mesma moeda. Através do trabalho e da fala consistente dos alunos foi possível perceber uma Matemática que permeia todas as áreas do conhecimento: música, arte, economia, arquitetura, filosofia e história.

Durante toda a semana, os alunos participaram de palestras com profissionais renomados da Matemática. Tivemos a visita do Diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, do professor titular da UFF, Paulo Tralles, do professor Dr. do Colégio Aplicação, Leo Akio, e de Ricardo Viz, professor do Ensino Médio.

No sábado os alunos apresentaram seus saberes, com projetos que convidavam os presentes a experiências e desafios matemáticos, aplicando o conhecimento aprendido em sala de aula ao cotidiano. Oficinas de pipas, matemática nos esportes – do futebol ao surf – ilusão de ótica, biografias de grandes matemáticos da História, pontes de macarrão, mandalas, tangran, câmara escura, caleidoscópio – enfim, uma infinidade de experimentos, teorias e narrativas que cativaram os presentes.

Os alunos do 6º ano, sob orientação da professora Dulcineia Maria, pesquisaram a biografia do “homem que calculava”, Malba Tahan, identificando como a matemática pode ser fonte de resolução de conflitos. Outro grupo apresentou um jogo de palitos que explicava o conteúdo de área e perímetro, desafiando e estimulando os visitantes. Tabita Ribeiro, Tatiana Mello e Maria Luiza Siqueira apresentaram um trabalho sobre a artista plástica Lygia Clark: “Ela fazia esculturas com polígonos. Na Mostra, reproduzimos as esculturas dela em papelão e as pessoas podem desmontar a obra e fazer sua própria arte”.

As alunas do 9º ano, Lara Oliveira e Luísa Saramago apresentaram uma pesquisa sobre orçamentos familiares, mostrando a porcentagem da renda salarial que famílias de diversas classes sociais gastam em setores como: educação, transporte, saúde, etc. As mães Clician Oliveira e Letícia Saramago assistiam, orgulhosas, a apresentação e comentam: “A iniciativa da escola é muito interessante, principalmente porque esses trabalhos fazem um paralelo entre o abstrato da matemática e o cotidiano”.

No 8º ano, a proposta da professora Adriana Di Cândia foi abraçada pelas alunas em um projeto que misturou Geometria e Ioga e fez sucesso. A docente explica: “O professor Darlan Campos também esteve à frente do projeto, trazendo para as alunas um goniômetro, um aparelho para medir ângulos e identificar os eixos do corpo”.

Na 1ª série do Ensino Médio, os alunos da EM1M3, fizeram uma Roda de Lorenz, uma experiência que comprova a teoria do caos. Sofia Bocanera explica: “A roda mostra como pequenas mudanças podem ter consequências enormes. É a lógica do efeito borboleta. Lorenz descobriu isso ao tentar encontrar um padrão nas previsões do tempo”.

O grupo de Alexia Aziz, Amanda Petrillo, Júlia Félix e Carolina Cunha, da 2ª série do Ensino Média, explicava sobre o número de ouro e o padrão matemático de beleza. “Vários elementos da natureza tem a proporção áurea, esculturas como o Pathernon, músicas e pinturas como a Vênus de Sandro Botticelli, ou o Homem Vitruviano de Michelangelo”. A explanação era seguida de um convite a uma foto, que seria imediatamente espelhada em uma máscara para medir as proporções da plateia dentro do padrão matemático de beleza.

O Orientador de Matemática, Ricardo Viz, explica: “O mais gratificante de tudo isso foi ver os nossos alunos com sorriso no rosto, explicando seu trabalho com prazer a todas as pessoas que estavam presentes no evento”. Já a Diretora Pedagógica, Luiza Sassi, observa: “O evento é um exemplo cristalino de como deve ser o cotidiano escolar, relacionando a sala de aula com a vida”.

Protótipos: teoria na prática

No Ensino Médio duas atividades se destacam e envolvem todos os alunos. A 1ª série do Ensino Médio desenvolve já tradicionais testes de colapso em Pontes de Macarrão projetadas e construídas por eles. Já a 2ª série apresenta uma competição de aviões, misturando conceitos de Matemática e Física.

O objetivo da construção de protótipos é ser um fator de motivação no processo de aprendizado, estimulando o protagonismo do aluno.  Esse ano, a ponte que resistiu mais peso foi a Power Ponte, que suportou 31,67Kg, dos alunos Gustavo Dias, Ricardo Lopes, João Pedro Machado, Gabriel Ramos, João Victor Barros, Breno Souza.

Parabéns a todos os participantes.

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