Estandartes anti-bullying
09/09/2016

Os  alunos do 8º ano do Ensino Fundamental fizeram um trabalho de conscientização que coloriu a escola durante a Semana Literária. Estimulados pelas professoras de Espanhol, Rosana Devisate, e de Inglês, Danielle Cordeiro e Fabiola Touchon, os alunos foram até a Sala de Artes para elaborar estandartes com frases e imagens de efeito contra variados tipos de discriminação que podem estar presentes no ambiente escolar. Os estandartes, que utilizaram técnicas do grafite, foram espalhados em todas as portas da escola, em uma grande campanha anti-bullying.

A campanha anti-bullying se iniciou nas aulas de Inglês. A professora Danielle Cordeiro explica: “Achamos o tema muito pertinente com o momento que estamos vivendo na escola, onde a política de salvaguarda está sendo tão abordada. O objetivo do trabalho é trabalhar valores, colaborando no desenvolvimento social e intelectual da criança e do adolescente”. Assim, os alunos pesquisaram o tema do bullying em diferentes países, elaborando exposições orais e escritas.

A atividade foi continuada em Espanhol, aprofundando o debate em outra língua. Todos conheceram vocabulário novo em um projeto de conscientização acerca de um problema comum à faixa etária. Divididos em grupos, produziram os estandartes em um idioma e soltaram a imaginação e a criatividade para inventar frases de efeito, decorando com fitas e purpurina.

Os alunos João Vitor Borges, Artur Maia e Felipe Luckman contam: “Foi bom mandar uma mensagem para quem sofre com isso, que a pessoa precisa procurar ajuda. Usamos a ideia da sombra – que precisamos ter cuidado e não ficar com duas sombras se uma não nos pertence”.