Experiências da sala de aula
14/07/2016

“Os professores insaciáveis têm o grave defeito de, quanto mais atualizados, quanto mais entusiasmados, quanto mais conscientes, mais insaciáveis”. A frase de Gabriel Perissé traduz a prática do aprendizado constante, ferramenta importante para garantir a excelência profissional. A formação de docentes deve se desdobrar através de um vaivém de ideias, ou seja, através da troca de conhecimentos adquiridos teoricamente e na própria prática docente.

Há dois anos as Coordenadoras Pedagógicas Mary Nazarene, Fernanda Benevento e Renata Pestana desenvolvem um programa de formação de estagiárias, visando o aprimoramento de práticas de ensino para os segmentos de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Nos encontros semanais, são apresentados textos de educadores e psicólogos ou vídeos sobre a prática docente, abordando temas como a oralidade, a filosofia no dia a dia, a produção textual e a literatura. Além de questões atuais como o bullying, a segurança na internet e a inclusão social de pessoas com deficiência. Ao longo do ano são feitos relatórios periódicos para o acompanhamento do trabalho das professoras.

A coordenadora Renata Pestana conta: “Um educador tem sempre que adquirir novos conhecimentos, seja ele de forma acadêmica ou de forma prática, no dia a dia, na troca de experiências com seus pares. Precisamos disseminar a ideia de que o professor é Hospedeiro do Mundo, e deve levar para a sala de aula, para seus alunos, tudo aquilo que o afete”.