Lugar de sociabilidade e de partilhar o lúdico, a praça é um espaço que possibilita o mergulho no universo do brincar. Essa foi a proposta do evento da Educação Infantil “Família na Praça”, que ocorreu em maio e teve como objetivo valorizar a infância através das brincadeiras com ênfase nas relações entre pais e filhos. O convite se estendia a todos: mamães e papais, tios e tias, vovôs e vovós. O importante era desacelerar o ritmo em uma manhã em contato com a natureza onde a diversão, liberdade e a integração caminharam lado a lado.
A diversidade foi a marca das brincadeiras que ocorreram na Praça Dom Orione: além das tradicionais bolinhas de sabão, pé de lata, corda, elástico e comidinhas de piquenique, o evento contou com um cantinho radical com slackline, malabarista, sopa de poesia e capoeira. As professoras ficaram responsáveis por cada atividade.
A preocupação de aliar aprendizado e divertimento estava presente. Na oficina de confecção de bonecas de pano abayomi, os pequenos faziam suas bonequinhas e aprendiam a sua história: feitas com retalhos de saias pelas mães africanas a bordo dos navios negreiros para acalentar seus filhos nas terríveis viagens. Já na parte de brinquedos populares, as crianças conheciam o barangandão, originário de Salvador, que produz sons diferentes e forma lindas figuras no ar juntando papel colorido e barbante.
A professora Luciana Dourado conta: “Achei um momento descontraído de integração com toda a família. Foi uma manhã muito alegre de convívio prazeroso que reforça a parceria entre família e escola”. A docente Angélica Monteiro concorda: “Foi uma proposta nova, as crianças se divertiram muito ao ar livre”.
Os alunos do Jardim 2 demonstram que adoraram a novidade. Rodrigo, da J2T4, relata: “Eu andei na lata e fiz bola de sabão. Eu brinquei com minha mãe, meu pai e minha irmã”. Davi Cansanção, da mesma turma, narra: “Eu gostei de pintar e brincar de roda com a minha mãe, meu pai e a ‘Isa’”. Já a aluna Raphaela descreve: “Eu fui com meu pai e minha mãe na praça. Eu brinquei com as bolinhas de sabão, fiz bonequinhas de pano e andei de balanço”.