Adeus emocionado
04/05/2016

Ele chegou no GayLussac na década de 70 e nunca mais saiu. Foi funcionário da limpeza no prédio da Educação Infantil, mas, com sua forma sábia e curiosa de viver esteve envolvido em muitos outros projetos da escola. Projetos que exigiam  uma forma inteligente de encontrar soluções para serem desenvolvidos,  era só contar com ele. Quando quebrava um jogo pedagógico, ele consertava… Se queríamos inventar um brinquedo novo para as crianças, era só chamá-lo. No Teatro do Alegretto, nas festas de final de ano e nas culminâncias das atividades, se transformava em um cenógrafo de primeira. Tudo feito com muita intuição e conhecimento adquirido ao longo da vida.

Mas sua maior realização na escola foi atuar no Projeto Mãos à Horta. Era ali que se doava por inteiro… No meio das crianças! Foi ele o responsável em nos ajudar nas inúmeras plantações que fizemos.  Pacientemente, com todo cuidado, carinho e atenção,  segurava a mãozinha de cada aluno e juntos plantavam as sementes. Nunca fez nenhum curso específico, mas sua curiosidade nata e vontade de aprender sempre estiveram presentes.

Em Janeiro de 2012, se aposentou merecidamente, mas, de forma fiel, continuou a prestar serviços para escola, sendo o nosso cicerone nas noites de Reuniões de Pais, recebendo a todos com dignidade e respeito na portaria do Teatro GayLussac.

Nesse início de ano letivo de 2016 toda comunidade escolar foi tomada por uma profunda tristeza – Valdeci nos deixou fisicamente. Ele parte levando nossa admiração e saudades de ter ao nosso lado um verdadeiro exemplo de honestidade, parceria e compromisso.

Que você continue, querido Valdeci de Gosteli, a espalhar a sua sabedoria genuína por onde ainda caminhar. Nossos aplausos de pé!

Graça Regent (Gerente Pedagógica da Educação Infantil)