Explorando as frutas
28/03/2016

O aprendizado que nasce da experiência concreta é o que mais toca as crianças pequenas. Pensando nisso e inspiradas nas dinâmicas feitas pelo Grupo TEAR, durante a Reciclagem 2016, as professoras do Jardim 3 prepararam uma atividade que valorizasse a descoberta lúdica e a criação artística. Assim, todos combinaram de trazer uma fruta diferente para uma série de atividades de exploração.

Maçã, uva, abacate, ameixa, pera, abacate, mamão, manga, maracujá, melancia… todas estiveram presentes para que os alunos analisassem as suas características: tamanho, forma, cor, cheiro. Em uma atividade de percepção, uma fruta misteriosa foi colocada em uma caixa escura com um buraco. Eles descobriram que ela era “redonda, lisa, pequena e tinha um cabinho”. Através do tato, todos descobriram a fruta escondida: uma ameixa!

Os alunos também fizeram belas pinturas usando diversos materiais e a observação da natureza: lápis de exercício, o giz de cera e a aquarela. Por fim, todos investiram no nome de uma fruta diferente, descobrindo os fonemas e as letras de cada uma. A professora Márcia Elen constata: “Experimentando, o aprendizado é sempre mais efetivo”.