ENEM 2015
No ENEM, somos pódio em Ética, Transparência e Resultado.
Pódio em Ética, Excelência e Transparência
Pela 8ª vez, a melhor escola de Niterói no ENEM. E mais: 5ª melhor do Estado do Rio e 36ª do Brasil
Estamos repletos de orgulho dos nossos alunos da 3ª série do Ensino Médio de 2015! O excelente resultado deles no ENEM garantiu ao GayLussac, mais uma vez, o 1º lugar em Niterói. Também somos a 5ª melhor escola no Estado do Rio e 36ª no Brasil no ranking do ENEM. Temos muito a celebrar! Por que a marca alcançada por eles é reveladora dos grandes valores que constituem o DNA da nossa escola: ética, excelência e transparência.
Não existem atalhos para a Excelência
Estamos há quase uma década entre as melhores escolhas em educação em Niterói, no Rio e no Brasil. Trata-se do fruto colhido por uma formação que prima pela qualidade acadêmica em um projeto de longo prazo. Não se fala de uma conquista isolada e sim recorrente. A constância de resultados ao longo de anos é indicador claro da qualidade e densidade do nosso projeto pedagógico.
Mais do que isso. É reveladora de uma trajetória alicerçada em uma base sólida de 62 anos de História compromissada com a excelência no Ensino. Porque educação de qualidade não é algo que se faça em um passe de mágica, é um caminho árduo e repleto de trabalho duro. Não existem atalhos. Por isso, é preciso analisar com muita atenção os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) quando certas instituições de ensino parecem ter encontrado um “jeitinho” para figurar no topo do ENEM de forma nada ética ou transparente.
“Pedaladas” educacionais
Trata-se da prática que o jornal O GLOBO (6/10/16) chamou de “pedaladas” para aparecer bem no ranking e utilizar como artifício de marketing. Para isso, essas instituições se concentram na criação de “escolas virtuais”, que reúnem um grupo seleto de alunos, criando um CNPJ à parte, mas com o mesmo nome.
Sem regulação pelo INEP, essa prática provocou uma verdadeira distorção, que possibilitou em 2014 que uma mesma instituição ocupasse o 1º e o 569º lugar no ranking, conforme reportagem do Estadão (26/12/14). Acreditamos que isso é antiético e revela valores completamente deformados de ensino. A mensagem que essas instituições passam aos seus estudantes é que o esforço, o trabalho duro e a dedicação podem ser suplantados por artimanhas jurídicas para alçar uma boa colocação.
Transparência nos resultados
Por entender que esse artifício mascara o resultado real, o GayLussac não se baseia no ranking oficial do ENEM, contaminado pela distorção do marketing antiético desses colégios e cursinhos. O INEP, contudo, disponibiliza ferramentas importantes a um leitor mais atento e especializado. Assim, nosso resultado se baseia na listagem “filtrada” por um indicador crucial: o que organiza as instituições que possuem “alto” ou “muito alto” índice de permanência dos alunos (acima de 60%). O GayLussac tem o índice de permanência dos alunos do Ensino Médio acima de 80%, considerado “muito alto” pelo INEP.
Esse indicador é vital para entender a qualidade educacional e o poder de formação de uma escola. Como já denunciava reportagem da Folha de São Paulo (05/08/15), na listagem oficial, 15% das instituições que se encontram no topo importam seus discentes nos últimos anos, ou mesmo na 3ª série do Ensino Médio. Essas instituições não formaram seu aluno. Retiraram um estudante de outra instituição – seduzindo-o com bolsas – e usam seu resultado como se fosse reflexo do seu trabalho. Trata-se de uma maquiagem para atrair pais desinformados.
Essa instituição não pensa no aluno como um cidadão em formação. O pensa como um número a ser usado na estratégia de marketing do próximo ano. O compromisso não é com a educação e sim com a atração desenfreada de novos alunos.
Menor índice de reprovação do Ensino Médio
Outro índice importante que foi alvo de nota do jornalista Antônio Góis de O GLOBO é a taxa de reprovação do Ensino Médio. Dentre as escolas do topo do ranking, o GayLussac é a que tem a menor taxa de reprovação no Ensino Médio dentre todas as outras instituições – apenas 1%.
Como ler esse índice? Trata-se de uma prática de muitas escolas tradicionais: “descartar” os alunos “mais fracos” e permanecer apenas com os “mais fortes” através da reprovação, livrando a instituição de lidar com dificuldades cognitivas e de aprendizado dos estudantes. Um bom resultado da 3ª série pode ser obtido graças a altas taxas de reprovação ao longo dos anos anteriores.
O GayLussac não desiste do seu aluno. Temos o compromisso de formar e ajudar nossos estudantes a ultrapassar as dificuldades cognitivas e de ensino–aprendizado.
Ética para a vida
Um resultado no ENEM conseguido com “jeitinhos” e artimanhas jurídicas não tem valor. Para o GayLussac, uma educação com Ética, Respeito e Verdade é prioridade, sempre. Porque, para a gente, uma educação de excelência vai muito além da tão sonhada vaga na universidade.
No caminho da excelência e da ética não existem atalhos fáceis. Mas eles são a forma correta de se chegar ao nosso objetivo: formar cidadãos comprometidos com uma sociedade diferente. Mais justa e menos corrupta.
ENEM 2014
Educação sem valores, não tem valor
Pelo resultado oficial do Enem, o GayLussac ficou em 2º lugar em Niterói, 6º lugar no Estado do Rio de Janeiro e em 41º lugar no Brasil. São excelentes resultados para serem comemorados, sem sombra de dúvida. Continuamos entre as 50 melhores escolas do País.
Mas, há uma distorção nisso tudo. Algo nem um pouco transparente vem acontecendo há um ano. Um fenômeno conhecido como “escolas virtuais”, denunciado pelos jornais mais importantes do País, como O Globo e O Estado de S.Paulo.
Algumas dessas escolas, sob um novo CNPJ, buscam o mais seleto grupo de alunos de outras instituições para enfrentar a maratona do Enem. Uma espécie de “dream team” acadêmico. E os resultados, claro, são surpreendentes. Mas, não refletem a realidade dessas escolas.
Nossos alunos, aprovados no Enem, entraram para as universidades mais conceituadas e para seus cursos mais concorridos. Sem maquiagem, nem artifícios. São alunos com índice de permanência de mais de 80% no GayLussac, taxa considerada excelente pelo MEC. Alunos de uma escola com um dos índices mais baixos de reprovação no País, apenas 3,1%. Este sim, um verdadeiro “dream team” formado desde cedo no GayLussac, que há mais de 60 anos exerce as melhores práticas educacionais.
Hoje, a discussão que domina os quatro cantos do Brasil envolve a lisura, a transparência, a honestidade, em todas as suas nuances. E é assim que nossa educação funciona. Respeitando os mais inestimáveis valores que se pode transmitir a jovens que vão construir um mundo melhor lá na frente.
Por princípio, somos avessos a manipulações em qualquer campo, seja na economia, seja na educação. Sempre seremos contra as “pedaladas que mudam o ranking do Enem”, segundo publicação de O Globo. Porque atitudes como essa, prejudicam a disseminação de valores para um Brasil que todos queremos como ideal.
Para terminar, saindo do virtual para o real, nossa colocação seria 1º lugar em Niterói, 3º lugar no Estado do Rio de Janeiro e 28º lugar no Brasil, como noticiado pelo UOL Educação em 05/08/15, que listou apenas as 20 melhores escolas do Estado do Rio com índice de permanência de alunos no Ensino Médio acima de 60%. Essa é a realidade que confirma que uma educação sem valores, não tem valor.
ENEM 2013
Os alunos da 3ª série do Ensino Médio de 2013 estão de parabéns. Muitos conquistaram vagas em carreiras concorridas como Engenharia, Direito, Economia ou Desenho Industrial em universidades de excelência como a USP, UFF, UERJ, UFRJ, UNIFEL, PUC e FGV. Vários passaram em mais de uma carreira e podem desfrutar de um doce problema: escolher entre as universidades. Mas a celebração não para por aí. Também temos que comemorar o ótimo resultado de nossos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mais uma vez a escola ficou entre as melhores de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.
Importante dizer que essa conquista é fruto da participação de 100% dos nossos estudantes da 3ª série do Ensino Médio de 2013. Essa informação se torna mais relevante, pois uma estratégia cada vez mais comum utilizada por algumas instituições é a criação de escolas “virtuais”. Trata-se da seleção de um grupo dos melhores alunos para participar do exame, inscrevendo-os como uma escola à parte.
O INEP alega que a criação dessas escolas foge ao seu controle e à sua esfera. “A prática de criar uma escola artificial, embora legal, impacta o debate educacional, que frequentemente faz comparações entre escolas para ilustração de algum argumento”, explica o presidente do INEP Francisco Soares, em comunicado direto com a escola.
ENEM 2012
GayLussac – Mais uma vez, a melhor escola de Niterói no ENEM
Continuamos entre as 10 melhores do Estado do Rio e 50 melhores do Brasil
Há anos os resultados conquistados por nossos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio revelam a constância de uma trajetória pedagógica que valoriza uma formação ampla e consistente. O GayLussac é, mais uma vez, o 1º lugar em Niterói, a 9ª melhor escola do Rio de Janeiro e a 43ª melhor colocada no país no ENEM, contando com a participação de 100% dos nossos alunos.
Mais do que um resultado pontual, celebramos a recorrência dessa conquista. A manutenção do resultado é um indicador de qualidade do projeto pedagógico. Permanecemos entre as 50 melhores escolas do Brasil. Também são seis anos como melhor escola de Niterói e três anos entre as 10 melhores do estado. Essa assiduidade na lista das melhores instituições de educação do Brasil é o fruto colhido por um trabalho em longo prazo em que todos estão comprometidos e são parceiros: professores, alunos, famílias e funcionários.
Por isso, parabéns a todos que tornam esse resultado uma realidade! Por serem as muitas mãos que, unidas, fazem do GayLussac, mais uma vez, muito mais escola no ENEM.
100% de participação
Ao analisar o resultado conquistado no ENEM é preciso levar em consideração um dado importante: tivemos a participação de 100% dos nossos alunos. É o resultado de todos os estudantes da 3ª série. É tradição na escola a participação massiva dos estudantes no exame, o que possibilita traçar um retrato fiel do desempenho obtido.
“Nem todas as escolas conseguem alcançar essa participação no ENEM. Aqui todos participam, não apenas os melhores alunos e mesmo aqueles que têm como objetivo as universidades privadas fazem a prova”, explica o Coordenador do Ensino Médio, Marcello Rangel.
Muito além das notas
“A recorrência desse resultado demonstra uma preocupação de como o aluno está aprendendo que transcende as notas e está presente em projetos ao longo de todos os anos da escolaridade”, explica Marcello Rangel.
A consolidação da nossa posição no topo do ranking se deve a um conjunto de ações pedagógicas e de um projeto curricular sólido, presente em cada um dos segmentos do colégio. Os grandes projetos da escola apontam para uma trajetória de longa duração, que incita o aluno a descobrir o mundo do conhecimento. Dentre vários deles, podemos listar alguns exemplos, presentes nessa e em outras edições do Mais Ideias:
Na Educação Infantil – O Clube de Pesquisa, que desperta nos pequenos a curiosidade, o questionamento e a autonomia com relação ao saber;
No Ensino Fundamental – o MindLab, que estimula o raciocínio lógico através de jogos; a Monografia do 9º, que instiga o aluno à pesquisa em profundidade ainda no Ensino Fundamental;
No Ensino Médio – o GayLussac Debate, que convida palestrantes em temas polêmicos e atuais; o IVA Solidário, que colabora para a formação humana e cidadã do aluno;
Além dos projetos, o acompanhamento sistemático do desempenho dos alunos através do sistema de multiavaliações ao longo de todo o curso, nos possibilita o aperfeiçoamento constante do trabalho pedagógico da escola.
ENEM 2011
Mais uma vez, nossos alunos obtiveram um brilhante resultado nas avaliações do ENEM.
Pela 5ª vez, nossa escola foi a 1ª de Niterói.
E no Estado do Rio, em 8º lugar, nos mantendo também no ranking do Brasil entre as 50 melhores escolas. Tudo isso com 100% de participação dos nossos alunos no ENEM.
Os parabéns vão para todos: alunos, equipe técnica, professores e funcionários. Aos pais, nosso agradecimento especial pela confiança depositada, que nos permite resultados consistentes ao longo dos anos, com trabalho iniciado desde a Educação Infantil.
Mais uma vez, Muito + Escola!