Mais professores, novas disciplinas, conteúdos mais complexos e aprofundados e, para alguns, uma nova escola. Tudo isso somado à entrada na adolescência. A passagem para o 6º ano do Ensino Fundamental 2 é marcada por uma série de mudanças que irão representar um saudável desafio para o aluno. Por isso, no primeiro dia de aula, os alunos do 6º ano tiveram uma recepção diferente: foram levados ao Teatro GayLussac para uma atividade de acolhimento. Assim, todos assistiram ao filme francês As férias do Pequeno Nicolau, receberam os horários e as orientações para usar as pastas coloridas durante o ano letivo.
O filme tinha como objetivo provocar uma reflexão sobre os julgamentos que fazemos das pessoas que não conhecemos. Nicolau ficou com medo de Isabelle, mas descobriu que ela era uma menina muito legal. A Coordenadora Renata Pestana e a Psicóloga Patrícia Caminha acompanharam e mediaram a discussão nas turmas.
Para Renata Pestana, a atividade marca a importância de se começar bem: “É no primeiro contato que muito do que se pretende é estabelecido. A aula inaugural do 6º ano é a porta de entrada de um novo ano, de uma nova fase e é imprescindível orientações claras em relação a essa nova trajetória. Na aula inaugural apresentamos aos alunos: a coordenação, a psicologia, os professores e as orientações para que eles percorram esse caminho de uma forma harmoniosa e autônoma. É um momento de deixar claro os objetivos das aulas e da série, estabelecer os acordos necessários e reforçar o vínculo com a escola”.
A aluna Fernanda Auler, da EF06M2, conta: “A cena que mais me marcou foi quando Isabelle tomou coragem e devolveu a pulseira colorida que Nicolau havia perdido. O aprendizado que eu tirei para minha vida foi não julgar ninguém pela aparência, pois todos merecem ser tratados bem e com respeito”. Já André Buiatti, da turma EF06M3, explica: “Isabelle era na verdade uma menina superlegal, mas pela aparência dela Nicolau julgou errado. Depois viraram grandes amigos”.