O brincar e o imaginário
20/10/2017

O brincar é essencial para ajudar na construção do aprendizado infantil e dar asas à imaginação dos pequenos! No mês de outubro, como forma de estimular os alunos a mergulhar em brincadeiras imaginárias, as turmas do Maternal, do Jardim 1 e do Jardim 2 se envolveram em diversas atividades lúdicas.

Os momentos em família foram muito incentivados a partir do projeto do Maternal que buscou unir o brincar com a integração. A proposta era a construção de um brinquedo, em casa, a partir de diferentes materiais, incluindo sucata.  Além disso, ainda fizeram atividades com argila, varinhas mágicas e brincadeiras com a sombra.

O Jardim 1 se inspirou em Portinari! O pintor foi o ponto de partida para as crianças brincarem de pipa, ciranda, futebol, entre outros. O aluno Guilherme Aurélio explica: “O Portinari gostava de pintar as brincadeiras de criança. Ele fez o quadro dos Meninos Soltando Pipa e pintou a Ciranda Infantil”.

Os Desafios do Brincar foram responsáveis por movimentar o Jardim 2 em muitas novas descobertas! A cada semana, as crianças receberam um desafio para realizar em família. Os desafios foram ligados a brincadeiras que resistiram ao tempo, a brincadeiras com água e com natureza e os pais mandaram relatos de como foi a experiência em casa. A aluna Beatriz Menezes relatou: “Passamos o dia na praia com o primo e com os amigos. Adoro estar com a natureza, mergulhar no mar e fazer castelo na areia”.