Uma conexão profunda com a palavra no resgate da história dos 69 anos do GayLussac. A noite foi devotada à poesia declamada de forma potente nas diversas línguas aprendidas na escola: mandarim, inglês, espanhol e português. As invasões poéticas da 1ª série do Ensino Médio marcaram presença, assim como a música da banda Catharse, formada por estudantes da escola.
O evento contou com presenças ilustres como os fundadores da escola, Manoel Francisco e Iandara dos Santos; o secretário de clima, Luciano Paez; a presidente da Academia Fluminense de Letras; Julia Vargas, Secretária de Cultura; Marcia Pessanha, Presidente da AFL e Verônica Oliveira, da Academia Niteroiense de Letras.
Para celebrar pessoas essenciais na trajetória e construção da escola, nossa Diretora Geral, Luiza Sassi, entregou uma placa de agradecimento para a equipe de gestores. “Gracinha, Renata, Christiane, Simone, Fernanda, Marcello, Gabriel, Jose Antônio e Jairo. A história do GayLussac não seria a mesma sem vocês”.
Um minidocumentário sobre a história da escola e a participação do Secretário de Clima falando à nossa comunidade escolar sobre os projetos de sustentabilidade da escola marcaram a noite.
“Parabéns ao GayLussac pela sensibilidade e coragem nos debates de Vanguarda”, Luciano Paez
MiniMaster Chefinho 2023!
Sala de artes, biblioteca, quadra, laboratório, teatro… são espaços especiais que ficam marcado nas memórias afetivas dos nossos alunos. Por isso, esse foi o tema da competição confeiteira Mini Master Chefinho 2023.
Cada turma escolheu seu espaço preferido da escola e fez um projeto de bolo temático. A disputa envolve muito planejamento, trabalho em equipe e criatividade em uma atividade lúdica que promove união e reforça o sentimento de pertencimento à escola. Depois de anunciado os vencedores, foi a hora de cantar parabéns para o GayLussac e se deliciar com os bolos confeitados. Esse ano, tivemos como vencedores as turmas 2T2, 4T1, 6M4, 7M2, 8M4, 9M2, 1M1, 2M2 e 3M3.
“Todo ano é muito difícil escolher o melhor bolo, mas esse ano as turmas se superaram. Os projetos temáticos estavam muito criativos e a defesa de cada um também”, explica Renata Pestana, Vice-Diretora Pedagógica e jurada nas competições da tarde.
Mostra de Talentos!
“É preciso saber viver!”. Sob o coro dos alunos do Ensino Fundamental I, demos início à 21ª Mostra de Talentos, que neste ano, homenageou a banda Titãs. Com apresentações de canto, dança, instrumentos musicais, figurinos e performances, as turmas do 2º ao 5º ano deram um verdadeiro show no Teatro Gaylussac em um evento que coloca o aluno como protagonista.
Maitê Cariello, aluna da 3T3, compartilha: “Eu amei a Mostra de talentos, adorei meu figurino e minha apresentação. Eu estava muito animada pois já era fã dos Titãs; a minha música favorita deles é Marvin!”.
Agosto Literário
O mês de aniversário da escola é especial: os alunos do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio estão envolvidos no Agosto Literário, evento que evidencia a prática da leitura, tão presente no GayLussac. Este ano, os homenageados são os povos originários. A proposta dialoga com a Lei 11.645/2008, que prevê a obrigatoriedade do tema nas instituições de ensino.
Durante o mês, contamos com a presença de João Corujão na Sociedade dos Poetas Vivos, para o compartilhamento de poemas, trechos de obras e vivências. Uma das obras escolhidas foi a de Eliane Potiguara, importante personagem na luta dos povos originários. Em edição especial, tivemos um Clube de Leitura presencial organizado pelos alunos do Itinerário de Linguagens. A proposta foi compartilhar histórias em roda, como costume dos povos originários. Todos os murais evidenciam a riqueza cultural deles.
A Orientadora de Língua Portuguesa, Karla Faria, explica: “A escolha dos povos originários é para dar visibilidade aos autores que ainda não são tão conhecidos pelos alunos e também para promover a reflexão sobre as temáticas que envolvem os povos originários, principalmente as políticas linguísticas que buscam a preservação das línguas desses povos. É um compromisso de reconhecimento das nossas raízes”.
Parabéns no Jardim!
Com muita arte, criatividade e bolos decorados com toppings feitos pelos alunos: assim foi o parabéns no GayLussac Jardim. Para celebrar o aniversário do Alegretto e os 69 anos da escola, os pequenos foram presenteados com a peça Fabulices 2, dirigida pelo diretor Marcello Caridade, que faz uma adaptação das Fábulas populares como a Tartaruga e a Lebre ou a Formiga e a Cigarra. Princesas, super-heróis e diversos personagens invadiram a escola, já que os alunos tiraram do armário as fantasias de suas histórias favoritas.
Após a peça, as turmas foram para a expansão chamar o Alegretto com a música dele: “Quem é que traz alegria, quem é que traz fantasia, quem é que traz poesia nesse mundo de magia”. Foi só as crianças cantarem que o Alegretto apareceu para receber feliz aniversário dos alunos.
Juntos, todos cantaram parabéns para o GayLussac!