Por Um Mundo Melhor
06/11/2023

Todos os anos, as turmas de Ensino Fundamental I escolhem uma instituição ou um espaço urbano para fazer ações sociais, de intervenção e partilhar boas experiências. É o projeto “Por um mundo melhor”, que incentiva a responsabilidade social, ambiental, a solidariedade e a empatia.

A turma 2T2, por exemplo, visitou a CLIN para saber mais sobre reflorestamento. Os alunos da 4T3 foram à Escola Municipal Professor Dario de Souza Castello para ensinar os alunos a fazer papel reciclado e plantar sementes na horta. Já a turma 5T1 recebeu Márcio Selles, fundador e professor de música da Orquestra de Cordas da Grota, que conversou com os alunos sobre instrumentos antigos e sobre a criação do projeto, tocando cantigas medievais e canções africanas. Eles doaram camisas aos músicos.

A turma 3T1 foi à Praça Dom Orione, em São Francisco, para instalar uma Biblioteca Solidária com os livros doados pelos alunos. Junto aos livros, eles deixaram mensagens de incentivo à leitura.

“Desenvolver esse projeto com os alunos foi uma experiência única. Desde a escolha do nome à instalação da biblioteca solidária. Tudo foi vivido pelas crianças com muita responsabilidade. Não tenho dúvidas de que esse projeto será fundamental para que cada um possa enxergar o mundo com olhos mais generosos”, explica a professora Margarida Moura, da turma 3T1

Depois de produzirem papel reciclado em sala de aula, os alunos da turma 4T3 foram à Escola Municipal Professor Dario de Souza Castello para ensinar as crianças de lá a fazer e plantar algumas sementes na horta da escola, reforçando a solidariedade e a sustentabilidade.

“Foi muito interessante poder mostrar para eles que era possível transformar o papel de uma forma simples e, assim, ajudar o planeta a ficar menos poluído. A experiência foi muito boa”, conta a aluna Júlia.

Confira, neste link, o Projeto “Por Um Mundo Melhor” do ano passado.