O que é Mitologia? Quem teve a ideia do primeiro sorvete? Que órgão do nosso corpo é responsável pelos sentidos? Essas e outras perguntas são norteadoras para o Projeto Curiosos por Natureza, que envolve os alunos do 2º ao 5º ano em atividades de investigação e descoberta sobre os mais variados assuntos.
Durante todo o ano, as turmas se dedicam a investigar temas que eles mesmos escolheram, aprofundando conhecimentos e, em novembro e dezembro, apresentarão suas descobertas para os familiares.
As turmas escolheram temas como:
“Colecionadores de chuvas” (2T2)
“E a chuva nem precisava cair na cidade. Todos sabiam ser maior que o céu”
A frase, do livro “Colecionadores de chuvas”, de André Neves, foi inspiração para a chuva de serpentinas que a 2T3 realizou no pátio do GayLussac Jardim. A atividade é parte do Projeto Curiosos por Natureza da turma neste ano, que leva o mesmo nome do livro.
“A ideia é mostrar que existem diferentes formas de chuvas e que, com pensamento criativo, eles podem ser protagonistas neste sentido”, conta a professora Bruna Fidelles. Após a brincadeira, os alunos produziram colagens para representar o que aprenderam. “Esse foi o melhor dia de todos!”, contou o aluno Artur.
“Descobrindo a metamorfose” (3T3)
A 3T3 visitou o museu Janete Costa para apreciar a exposição: “Quem me criou”, composta por cerca de cem obras feitas com argila, madeira e pintura, além de uma apresentação audiovisual. O intuito foi conhecer um pouco mais sobre o trabalho com a argila que nosso solo é capaz de nos oferecer e como podemos aproveitá-la.
“A ideia do nosso projeto é conhecer tudo o que vem do solo para depois chegar na criatividade da construção. Não sair criando tudo no jogo – Minecraft –, sem saber exatamente o que estamos usando e como podemos aproveitar. Já tivemos a conversa com a professora de História, Priscila Aquino, e o professor de Geografia, José Victor, para iniciarmos esses estudos, agora vem a parte prática” conta a professora Vânia.
Além de ajudar os estudos do Curiosos por Natureza, a visita também serviu para fomentar a curiosidade na disciplina de Artes com a professora Bárbara, onde os alunos estão trabalhando artistas que usam argila. “Eu achei muito legal, sabia que eu também sei fazer escultura de argila? Uma vez um fiz um copinho”, disse a aluna Eduarda. “Eu amo museus, foi muito legal”, finalizou Francisco.
“O mundo dos sorvetes” (4T5)
Dando continuidade às pesquisas do Curiosos por Natureza, a turma 4T5 realizou uma aula-passeio à Sorveteria Quasar, em São Francisco. Além de saborear os sorvetes, os alunos puderam entrevistar o responsável pelo estabelecimento e trabalhar a Educação Financeira.
“Indo até lá, tivemos uma ideia melhor de como funciona e de alguns detalhes importantes que ajudarão na montagem de nossa sorveteria, como a relação do peso-preço”, explicou a professora Andréa Figueredo.
A turma compartilhou: “Ficamos surpresos com a variedade de sabores! Foi legal tomar sorvete com os amigos em um espaço aberto e perto da praia, além de ter mais ideias para montar nossa sorveteria”.
“Os alunos se envolvem no trabalho, então todo o processo parte da curiosidade deles e se torna multidisciplinar, com o objetivo de aprofundar o tema. O professor instiga, mas eles são os protagonistas das pesquisas”, Simone Abreu, coordenadora do G5 ao 2º ano
Confira o projeto Curiosos Por Natureza do ano passado clicando neste link.