Imagine tudo que podemos fazer juntos em prol do meio ambiente e do bem-estar? A reflexão foi a base do Projeto Integração 2022 que envolveu alunos, pais e funcionários em uma manhã de slow parenting, desacelerando logo na chegada, ao estimular um tempo sem tela para pais e filhos.
Praça ocupada pela infância!
Em sintonia com o ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável, da UNESCO, nossos pequenos da Educação Infantil foram envolvidos, na praça Dom Orione, em uma série de atividades e oficinas ao ar livre usando materiais reciclados e não estruturados para desenvolver suas brincadeiras.
“Eu acho fantástico ver as crianças tendo contato com todos os professores na praça que é um ambiente tão livre. Acredito que temos mesmo que plantar neles cada vez mais essa sementinha de cuidado com a natureza e da importância da sustentabilidade. Somos parte da natureza e eles são o futuro!”
Gabriela, mãe da Maria e Olívia do G2
Reencontro com muita sustentabilidade
Após dois anos, alunos, professores e famílias das turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental se encontraram no GayLussac Jardim. A proposta era desacelerar, com brincadeiras ao ar livre usando brinquedos de sucata construído pelos alunos, contação de histórias, alongamento, ateliê de retalhos, plantação na horta e muito mais.
“Foi um reencontro, uma oportunidade de receber as famílias e mostrar o trabalho desenvolvido pelos alunos, levantando a reflexão sobre a sustentabilidade e a importância de vivenciar momentos de bem-estar junto aos filhos”, explica Fernanda Benevento, Coordenadora Pedagógica do 3º ao 5º ano.
Crise mundial em debate
As notícias que chegam pela imprensa dão conta de uma guerra no coração da Europa. Para entender o conflito entre Rússia e Ucrânia e seus desdobramentos históricos, geopolíticos e humanitários, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio foram convidados a uma aula interdisciplinar com os professores de História, Lincoln Marques, a professora de Geografia, Neiva Morais e a Cientista Política e professora de Direitos Humanos, Tamires Alves. O encontro fez parte do Projeto Integração. Toda apresentação foi elaborada a partir das dúvidas prévias dos alunos.
“Eles se engajaram muito e revelaram uma leitura bastante crítica e conectada do conflito, apesar do cenário polarizad
o e da cobertura midiática pouco diversa”
Lincoln Marques, professor de História do Ensino Médio
Sustentabilidade e solidariedade em parcerias
Na praça contamos com a presença das nossas parceiras na proposta sustentável e solidária, envolvendo ainda mais nossas famílias na campanha das tampinhas, da Rio Eco Pets e no projeto de compostagem do Roda Verde Compostagem. E a solidariedade marcou presença com a apresentação do grupo da Orquestra de Cordas da Grota, que foi escolhido pela 5T1 para fazer parte do projeto “Por um mundo melhor”.
“Contamos a lenda japonesa dos tusrus e todo 5º ano focou na temática da paz. O objetivo é fazer mil tsurus e enviar ao Japão até o dia 6 de agosto, dia de recordar as vítimas da bomba de Hiroshima”
Anna Verônica, professora