Famílias em isolamento e aulas suspensas por orientação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. O que poderia ser um período improdutivo se transformou em um momento de aprendizado para professores, alunos e pais, que foram desafiados em aulas on-line de verdade, com interação em tempo real dos alunos e professores. Não se trata apenas de vídeos gravados ou exercícios corrigidos em portais educacionais, o GayLussac implementou em tempo recorde uma rotina de aulas on-line com interação profunda na sala de aula virtual através da plataforma Zoom.
Como parte do plano de ação nesse momento delicado foi desenvolvido uma rotina que preza o bem-estar físico e emocional dos nossos alunos e famílias. Além de incentivar que as crianças e adolescentes fiquem em suas casas, a escola está oferecendo um hall de atividades produtivas e atraentes que mantenham a rotina de estudos durante esse período. Dentre eles aulas de pintura, animê, peças de teatro, entre outras.
Para cada segmento, foi feito um planejamento específico de acordo com a idade, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Essa experiência de aulas on-line ainda está sendo uma aprendizagem coletiva, para que os alunos mantenham contato com o ambiente escolar, os professores e seus colegas.
O objetivo é transformar esse momento em um período de novas descobertas que promovem um melhor uso do tempo dos nossos alunos!
A Diretora Geral, Luiza Sassi, explica: “Nosso objetivo foi o bem-estar dos nossos alunos. Criar condições para que ficassem bem nesse período, seguindo nossas políticas de Salvaguarda. A regulamentação do que está por vir nós analisaremos à medida que for sendo divulgada. Por enquanto são opcionais, e estamos tendo 95% de presença. Está sendo uma experiência emocionante e de grande êxito. Só a agradecer aos nossos professores. São incríveis. É hora de o Brasil reconhecer publicamente o valor do professor na vida dessas crianças”.
Professores e famílias aprovaram a ideia. O professor de Matemática, Ricardo Viz conta, emocionado: “Já dei aula on-line para muita gente (muita mesmo) mas nesses 32 anos de magistério confesso que essa experiência vai entrar na minha história. Não era só o sentimento de dar mais uma aula on-line. Senti um orgulho tremendo do que eu, meus alunos e meus amigos estávamos fazendo. Parecia que eu havia sido convocado às pressas para uma batalha, para proteger a todos, representar uma nação. E juntos vencemos a primeira de muitas batalhas”.