Como uma lagarta dita de feia, pode dar origem a uma bela borboleta? Como uma formiga, tão pequenina, pode ter uma capacidade de organização tão grande? Em Agosto, os alunos do Jardim 3 receberam a visita dos Biólogos Arlindo Serpa e Frederico Peres, pai do aluno João, do 1º ano, para aprender sobre a estrutura dos insetos e sua importância para o ecossistema. A proposta, que nasceu do Clube de Pesquisa da turma das professoras Gabriela Pinto e Karen Santos (J3T3), “Me respeite, eu também sou importante!”, trata da exploração da diversidade através dos animais estereotipados e dos povos indígenas.
“Tem muitos insetos diferentes e eles são muito importantes para a natureza. Tem gente que pensa que por eles serem pequenos e alguns nojentos, eles são maus. Mas, eles não são”, turma J3T3
Inspirados por uma exposição de diversos insetos, vídeos e muitas brincadeiras, a visita pôde enriquecer todos os Clubes de Pesquisa do Jardim três relacionando a vida dos insetos com as temáticas Habitat, Sustentabilidade e a Água. Além disso, os alunos puderam conhecer o papel do biólogo na sociedade. A turma J3T3 conta: “Eles são importantes porque estudam tudo sobre os animais e depois os colocam na natureza. Os animais não têm medo e não atacam os biólogos porque eles sabem que vão cuidar deles. Sabem que são médicos e amigos”.
A aluna Giovanna Barbosa finaliza: “Eu segurei insetos mortos. Parece nojento, mas não é! É coisa de biólogo!”.